O Segredo das Pessoas Bem Sucedidas

Olá! O post de hoje é a tradução-livre do artigo “The Secret of Highly Successful People” do site The Bulletproof Musician escrito pelo Dr. Noa Kageyama:

 

persistencia1

Rápido, faça uma lista das pessoas mais bem sucedidas e realizadas que você conhece. Sério, pare um momento para pensar em 3 a 5 pessoas com quem você teve contato e que estão bem estabelecidas em suas carreiras.

Agora, faça uma lista das pessoas mais inteligentes e talentosas que você conhece.

As duas listas são idênticas? Eu aposto que não são.

Estranho, né? O negócio é o seguinte, muitos dos indivíduos mais bem sucedidos no mundo não são necessariamente os mais inteligentes ou os mais talentosos. Esta é uma boa notícia porque, afinal, não temos muito controle sobre a inteligência ou o talento com que nascemos. Então sobre o que nós temos controle?

Eu mencionei antes que um dos achados mais consistentes na literatura da psicologia do esporte é a ligação entre a auto-confiança e o sucesso. Ainda assim, a auto-confiança por si só não vai lhe conquistar uma audição ou automaticamente lhe arranjar a carreira de seus sonhos. Inevitavelmente, o sucesso requer que algo seja feito. Para citar Guy Kawasaki , “Você tem que sentar-se à beira de um rio por muito tempo antes que um pato assado entre voando em sua boca.”

Então se não é esperteza, nem é talento, e é mais do que apenas auto-confiança, qual é o ingrediente secreto para tornar nossos sonhos em realidade?

Tenho de avisá-lo, não é nada sexy ou complexo de quebrar a cabeça.

A sua resposta provavelmente será mais tipo: “oh … bem, sim”, do que “oooh” ou “ahhh”.

Chega de suspense, você diz?

Tudo bem. O ingrediente secreto é … persistência.

 

A Aparente Inabilidade de Processar a Palavra “Não”

Há legiões de indivíduos bem sucedidos que falharam não apenas uma ou duas vezes, mas repetidas vezes antes de finalmente tornarem-se grandes.

Charles Schultz (Peanuts) teve todos os seus cartoons rejeitados pela equipe do Livro do Ano de seu colégio no Ensino Médio.

O primeiro manuscrito de Harry Potter da J.K. Rowling  foi rejeitado por 12 editoras.

E o Vento Levou… foi rejeitado por 38 editoras.

Diz a lenda que Walt Disney foi rejeitado 302 vezes antes de finalmente conseguir financiamento para o seu sonho de criar a Walt Disney World.

Também foi dito que o fundador do KFC, Coronel Sanders, foi rejeitado 1009 vezes antes de encontrar um comprador para a sua receita de frango.

 

O Que os Números Dizem?

O mundo das vendas é um ótimo lugar para se estudar o valor da persistência. Diz-se que 20% dos vendedores fazem 80% do dinheiro. Por que tal distorção? Os valores exatos variam, mas pesquisas sugerem que você tem de fazer pelo menos cinco tentativas de vender alguma coisa antes que a maioria dos clientes vá em frente com a compra. Apesar disso, 44% dos vendedores desistem após o primeiro “não”, 22% após o segundo “não”, e 14% após o terceiro. Em outras palavras, 80% dos vendedores falham porque eles aceitam um “não” como resposta muito rapidamente.

Você acha que o QI estaria relacionado ao sucesso profissional, certo? Acredite se quiser, os estudos sugerem que a correlação média entre QI e o desempenho  de alguém no emprego é entre 0,2 e 0,3 (0,1 significa que não há praticamente nenhuma relação, e 0,9 indica uma relação extremamente forte).

 

Como Tornar-se Mais Persistente

Então, como alguém se torna mais persistente? Aqui estão algumas idéias:

1. Aumente a sua tolerância à frustração
Na próxima vez que você estiver pronto para desistir de alguma coisa, respire fundo e tente mais uma vez. Se você vai conseguir ou não, não é importante. O que você está tentando fazer é alongar gradualmente a sua tolerância à frustração, e você faz isso ao empurrar-se para tentar mais uma vez, toda vez que você sentir que não pode tentar mais. É o mesmo conceito de ir à academia de ginástica e aumentar os músculos pelo aumento progressivo do peso ou do número de repetições.

2. Leia A Guerra da Arte, de Steven Pressfield
Este é um dos meus livros favoritos, visto que a mensagem realmente repercutiu em minha experiência como músico. Pressfield fala sobre o que significa ser um profissional, e como continuar a avançar, apesar das inevitáveis colisões na estrada. Altamente recomendado.

3. Noite de cinema!
Precisa de uma folga? Assista A Família do Futuro , um filme de animação da Disney sobre um menino que aprende o quanto é importante “continuar seguindo em frente”, apesar das constantes falhas e retrocessos.

 

Resumo Em Uma Frase

“Caia sete vezes, levante-se oito” – Provérbio japonês.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário